Orie

 

Orie é o título e o nome da personagem principal do livro de Lúcia Hiratsuka, por empréstimo do nome de sua avó, uma imigrante japonesa que veio para o Brasil aos 20 anos de idade.
A narrativa é colhida das histórias contadas por essa avó, de origem camponesa, que morou às margens de um rio e sobre suas águas atravessava para chegar ao povoado onde a família realizava negócios. O enredo fala disso, evidenciando o olhar da personagem criança, olhar observador que a tudo perscruta poeticamente.
O texto é escrito em frases simples, diretas, curtas, no presente do indicativo, sem diálogos entre os personagens e com constantes repetições verbais que reproduzem o movimento do rio, do vento, do barco, do remo e das percepções da menina. A viagem sobre o barco e o rio até aportar na cidade é também metáfora do curso de crescimento da menina na relação aconchegante com uma família que lhe permite crescer e conquistar gradativamente a autonomia.
O belíssimo projeto gráfico em capa dura de fundo vermelho-terra, interior em papel craft e desenhos em carvão e pastel seco, usando poucas cores, traz imagens leves e delicadas ao estilo da arte japonesa, que não ocupam todos os espaços das páginas, reservando lugar de trânsito para o silêncio e a imaginação do leitor a cada folha.
     
Editora Pequena Zahar
Autora e ilustradora: Lúcia Hiratsuka

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Riquezas do oceano

Um dilema monstruoso

Tito